Muitos pacientes têm me perguntado sobre Aftas, sua cura e outros pormenores... Leiam este ótimo artigo que transcreví daqui, do ótimo Site SeuDoutor.com:
Cuidado com a afta: Pode virar tumor maligno 17/09/2003
Consumo de bebidas alcoólicas e cigarro podem ser os principais agentes causadores
Metade da população mundial sofre de um mal bastante comum: a afta. Porém, este machucado pequeno e aparentemente inofensivo que aparece nas mucosas da boca, língua, lábios e bochechas pode até se transformar em câncer, conforme a freqüência dos casos e os maus hábitos das pessoas.
Entretanto, ainda não existe uma explicação científica para o surgimento das aftas. Das inúmeras hipóteses levantadas sobre a origem da afta uma diz respeito à hipersensibilidade que a pessoa tem a alguma bactéria da boca ou quando possui algum problema imunológico.
Segundo o especialista Marcos Teixeira, ortodontista formado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, a afta pode surgir por causa de mordidas, ingestão de alimentos duros e cortantes ou estresse, devido à alteração do sistema imunológico, ou por conseqüência de outras mudanças fisiológicas, como período da menstruação e da menopausa.
"Quem tem propensão às aftas, principalmente durante os tratamentos dentários, deve evitar consumir alimentos ácidos e, de preferência, combater o estresse, para não prejudicar o procedimento", afirma Teixeira.
Por isso, o ideal é sempre freqüentar o dentista regularmente, promover uma higiene bucal correta e regrada e ficar atento à cicatrização da afta. Caso não melhore dentro de 15 dias, o melhor é procurar um profissional da área odontológica, pois pode ser um problema mais grave, como herpes, câncer ou até mesmo AIDS.
"Pessoas que fumam ou que gostam de bebidas fortes, como uísque e vodka, precisam ficar atentas às aftas, porque estão mais susceptíveis ao surgimento de tumores malignos na boca", alerta.
Detalhe: Se você apresenta frequentemente lesões no lábio que começam com prurido intenso, apresentam pequenas vesículas (bolhas) que depois se rompem e formam "feridas" que demoram cerca de uma semana para cicatrizar, fique de olho: Você pode ter uma lesão com características de Herpes labial, doença infecciosa aguda causada pelo vírus do hepes simples "tipo 1"... A lesão pode ser desencadeada através de diversos fatores como Stress, sol, traumas, menstruação, gravidez e etc...
Geralmente estes tipos de lesão cicatrizam em uma semana, mas os sintomas podem ser aliviados... Consulte seu dentista para maiores esclarecimentos ou tire dúvidas comigo!! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário