segunda-feira, 18 de abril de 2016

Após o dia de ontem - sobre o Brasil, sobre o brasileiro

E fico ao fim deste dia tão icônico com uma reflexão que me veio de um fato ocorrido hoje na fila para comprar um frango pro almoço. Vem um cara numa bicicleta, encosta numa pessoa conhecida que estava prestes a fazer seu pedido e pede um favorzinho para burlar a fila... Que o "amigo, parça, cumpade" comprasse o frango pra ele. De pronto seu pedido é acolhido, mas veemente reprovado por um senhor logo atrás que se sentiu justamente prejudicado, assim como eu e todos os outros passados para trás. Ao reclamar, este senhor teve o "favor" concedido de passar na frente dos dois envolvidos... Após este fato, o senhor segue seu caminho, o rapaz da bicicleta e seu parceiro consumam seu acordo, mas não sem antes criticarem o senhor que saiu, no ponto de vista dos errados, como injusto pela reclamação e por reivindicar seu direito. Enquanto isso eu e uma dezena de pessoas vimos impassíveis o cara da bicicleta dobrar a esquina com seu franguinho pro almoço garantido. Eu também fui pra casa logo depois com meu frango, mas incomodado por não ter mostrado força para ajudar a reclamar ou pelo menos apoiar o senhor quase passado para trás. Mas eu e tantos outros acabamos perdendo segundos do nosso tempo. Enfim, ficou a reflexão para mim como não existe senso de justiça e do que é certo ou errado para muitos de nós e o pior, como é ruidoso o arrependimento vindo do silêncio dos inocentes, indiferentes, acomodados e desinformados. O homem é o lobo do próprio homem. Que venham dias melhores, pelo sim e pelo não.

Nenhum comentário: